QUEM SOMOS

O Voz das Comunidades é uma instituição não governamental com viés jornalístico e de responsabilidade social feita por moradores de favelas. Estamos presentes em todas as comunidades do Rio de Janeiro por meio de portal de notícias, aplicativo, redes sociais e jornal impresso, que circula no Complexo do Alemão, Penha e Vidigal. 

Há quase 20 anos, lutamos para dar visibilidade às questões sociais que muitas vezes são ignoradas. Por isso, criamos e produzimos estratégias para que moradores sejam escutados pelo poder público, dando a eles voz e acessos democrático à informação cultural, política e econômica. Assim, somos pontes para uma transformação local.

MISSÃO

Nossa missão é democratizar a informação e promover ações em defesa de direitos sociais, favorecendo uma nova janela de narrativas positivas e fazendo com que a favela seja vista como potência em comunicação, empreendedorismo e cultura.

VISÃO

Ser referência em comunicação comunitária para os moradores de favelas, para a grande imprensa e para o Estado, constituído pelos poderes legislativo, executivo e judiciário e pela participação da população, de quem acreditamos que dependem as transformações coletivas.

VALORES

Nossa organização possui um conjunto de princípios que determinam a forma como nos comportamos e interagimos com a sociedade. Essas características norteiam aquilo que assumimos como objetivos de desenvolvimento com e para comunidade. São estes os nossos valores essenciais:

RESPEITO

Trabalhamos com o propósito de democratizar o acesso à informação e com responsabilidade social em todas as ações desenvolvidas.

AUTENTICIDADE

Valorizamos a verdade e agimos na linha de frente no combate às fake news.

INCLUSÃO

Intervimos sempre na busca por políticas públicas inclusivas e com participação comunitária.

TRANSPARÊNCIA

Prezamos pela transparência em todas as frentes de trabalho, projetos e ações.

DIVERSIDADE

Lutamos por oportunidades iguais para jovens de todos os âmbitos e diversidades através de qualificações e inovações.

2005
2005 - Jornal na Alcides de Gasperi - A4. O jornal foi criado a partir de uma iniciativa de Rene Silva, durante sua experiência no Grêmio Estudantil.
2005/2006
Radio A Voz da Comunidade (todos os dias na parte da manhã. Rene e Renato entravam na rádio pra alegrar a comunidade com notícias do dia a dia), com uma caixa de som na janela direto da associação de moradores do morro do Adeus.
2007
Com apoio local, o jornal para além do morro do Adeus circulava nas ruas do Rio através do apoio também da ONG Futuro Cidadão, já sendo referência pra soluções de problemas comunitários.
2008
Iniciativas de combate à fome - O voluntariado através de amigos do colégio e apoiadores locais.
2009
Início da campanha Por um natal melhor | Campanha iniciava nas redes através de grandes artistas como Bruno Gagliasso, cantor Leoni, Regina Case, Sérgio Marone... com o objetivo de realizar um show para comunidade em contrapartida também arrecadar de alimentos para grande ceia de final de ano, circulava comercial também na rede Globo em horário de pico.
2010
Grande BOOM - A visibilidade aconteceu quando o governo ocupou o Alemão e tudo foi publicado através da rede social Twitter corrigindo informações equivocadas dos grandes meios de comunicação | Primeira sede do Voz, Caldeirao do Huck.
2011
Neste ano o Voz das Comunidades pode ser visto para além da violência com a novela Malhação Conectados e Salve Jorge, também tendo a oportunidade de fazer parte do carregamento da tocha olímpica em Londres.
2013
Arraiá do Alemão | Maior evento cultural comunitário da zona norte acontecia como um grande festival, com duração de 2 dias e com grandes atrações.
2014
Voz da comunidade reconhecido como ONG.
2015
Projeto Fala Jovem, divulgaê | Maior evento cultural comunitário da zona norte acontecia como um grande festival, com duração de 2 dias e com grandes atrações.
2017
O som da guerra | Reestrutura do jornal impresso que até o início de 2017, saia a cada 6 meses | A internet de forma coletiva e colaborativa como pontes entre a comunidade e órgãos públicos - Grupos do WhatsApp.
2020
Voz no Rock in Rio | Pela primeira vez na história, um veículo de comunicação comunitária cobriu o festival. A equipe do Voz das Comunidades transmitiu ao vivo informações do Palco Favela direto da Cidade do Rock.
2021
Viagem de estudo territorial e ações de combate à fome | Expansão voz 16 anos | espaço Vidigal.

QUAIS OS OBJETIVOS?

  1. A organização tem o objetivo principal de trabalhar em cima dos eixos: segurança pública, cultura, desenvolvimento territorial, comunicação e memória. Atividades ligadas diretamente à associações de defesa de direitos sociais.

  2. Aumentar o aproveitamento em capacitação educacional da população com o objetivo desenvolver estratégias e formas de auto sustento.

  3. Trazer soluções comunicacionais e de linguagem simples para a favela, democratizando o acesso à informação que circula dentro da comunidade, onde uma parcela considerável de moradores não têm acesso a tecnologia ou a internet. 

  4. Gerar debates e ações onde os moradores continuem identificando os problemas locais e discutam soluções democráticas que vão contribuir para o futuro e o legado da comunidade com representantes públicos e privados.

  5. Realizar levantamentos de cotidiano com pesquisas: cadastro e fiscalização de moradias para a garantia da dignidade dos indivíduos.

  6. Expandir o conteúdo dos territórios informando diariamente e conscientizando a população para as medidas preventivas e de proteção individual, assim como cultura e combate na disseminação da fake news.

Cinema do Morro no Complexo do Alemão - Foto: Selma Souza
Entrega de cesta básica na Casa Voz - Foto: Vilma Ribeiro

QUEM PROPAGA VOZ HOJE

Rene Silva
Editor-Chefe
[email protected]

Renato Moura
Chefe de Redação
[email protected]

Melissa Cannabrava
Coordenadora de Jornalismo
[email protected]

Jonas di Andrade
Editor do portal
[email protected]

Gabriela Santos
Planejamento e Desenvolvimento Institucional
[email protected]

Tiago Bastos
Administração e financeiro
[email protected]

Aline Machado
Financeiro
[email protected]

Pedro Portugal
Consultor de marketing
[email protected]

Claudia Bernett
Consultora de Tecnologia & Designer
[email protected]

Comunicação / Jornalistas e repórteres

Alana Nascimento
Jornalista
[email protected]

Amanda Botelho
Jornalista
[email protected]

Victória Henrique
Jornalista
[email protected]

Ariel Freitas
Jornalista
[email protected]

Matheus Andrade
Jornalista
[email protected]

Gracilene Firmino
Jornalista responsável pelo Jornal Impresso
[email protected]

Neila Marinho
Relações públicas e Assessoria de imprensa
[email protected]

Comunicação / Fotógrafos e Cinegrafistas

Guilherme Oliveira
Cinegrafista, editor de vídeos e fotógrafo [email protected]

Matheus Guimarães
Cinegrafista, editor de vídeos e fotógrafo
[email protected]

Selma Souza
Fotógrafa e cinegrafista
[email protected]

Vilma Ribeiro
Fotógrafa e cinegrafista
[email protected]

Comunicação

Raífe Sales
Designer
[email protected]

Tatiana Queiroz
Redes Sociais
[email protected]

Beatriz Diniz – Revisora

Produção / Responsabilidade Social

Geisa Pires
Coordenadora da Responsabilidade Social
[email protected]

Gustavo Barli
Relacionamento com empresas
[email protected]

Felipe França
Voz no Vidigal e Logística
[email protected]

Flavia Costa
Gestão de doação, logística e produtora
[email protected]

Marcella Melo
Eventos/ações
[email protected]

Alzira Roque
Produtora

João Victor Gonçalves
Produtor

Beto Lopes
Produtor

Anna Carolina Saraiva
Produtora